RH para escolas

Construindo resultados com as pessoas

Gestão de pessoas na escola

Acho fundamental tratar do assunto gestão de pessoas na escola. No ambiente escolar normalmente todos os olhos estão voltados para os alunos e professores e para a sala de aula. Esquecemos, entretanto, que os serviços prestados na escola são formados pelo conjunto do trabalho de todos que contribuem de alguma forma para a manutenção do processo educacional.

Assim como os professores, os funcionários que compõem o corpo administrativo da escola dedicam o trabalho para que a infraestrutura da escola seja mantida e, com isso, o serviço educacional seja realizado com excelência.

Imagine uma escola sem inspetores, sem a equipe de limpeza ou da secretaria. Esses profissionais, embora não estejam em sala de aula, fazem parte de todo o processo de prestação de serviços educacionais e merecem todo o respeito e reconhecimento. Sem eles seria impossível construir um processo educacional de valor.

Um gestor escolar deve, antes de mais nada, valorizar a sua equipe que trabalha dentro e fora de sala de aula pois somente com a integração de todos é possível exceder as expectativas de qualidade e organização.

A escola se realiza e se completa dentro e fora de sala de aula e todos são importantes. Cabe ao gestor gerar um ambiente de trabalho que proporcione integração sem distinção, em que todas as pessoas da equipe, independentemente da função, possam se sentir parte integrante da equipe e responsável pelos resultados alcançados.

Engajar a equipe de trabalho é uma das funções mais importantes de um gestor. É através das pessoas que os resultados são alcançados e quanto mais integrada a equipe maior é o engajamento e maiores as chances de sucesso.

As organizações de sucesso que trabalham com prestação de serviços já perceberam que o grande diferencial está nas pessoas pois, afinal de contas, são elas quem, através de seus trabalhos, desenvolvem juntas o que vai ser percebido ao final do processo, pelos clientes, como um serviço de qualidade. A escola presta serviços educacionais, por isso deve estar atenta a todas as pessoas que formam através de suas ações de trabalho, estes serviços.

Por fim, concluo com um pensamento do mestre Paulo Freire: “Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele.”

Que possamos juntos, aprender sempre!

postado por Luciana Vidal in Gestão de Pessoas and have Comments (2)

2 Comentários

  1. Comentário de Eliana da Silva Cruz em 9 de maio de 2012 às 18:31

    Sou apaixonada pela obra de Paulo Freire e o pensamento citado, me faz lembrar de Sócrates: “Só sei que nada sei”; a humildade na aquisição/apreensão do conhecimento nos leva ao desejo de aprender a aprender e ao crescimento como sujeitos históricos.

  2. Comentário de Luciana Vidal em 9 de maio de 2012 às 21:13

    Enquanto seres humanos somos incompletos e a cada dia acrescentamos um pouco mais à nossa formação. Viver sem aprender a cada experiência, a cada contato com outras pessoas, a cada perda, a cada ganho, é viver desperdiçando oportunidades de crescimento e evolução.

    Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>